
Estamos entusiasmados em fortalecer as pontes entre a academia e o mercado de tecnologia em nosso estado! A presença de um projeto estruturante como o empreendimento da Atlantic Data Centers, localizado ao lado do Instituto de Inovação Tecnológica (IIT) da UPE, é um marco estratégico para Pernambuco. Com a missão de gerir a política de inovação da universidade, o IIT reconhece a importância dessa proximidade.
A empresa está construindo o data center Recife1, que terá um total de 6MW de carga crítica de TI ao longo de 3 fases de construção e fornecerá serviços de data center para empresas de diversos setores.
No dia 21 de agosto, um grupo de professores e pesquisadores da Escola Politécnica da UPE (Poli-UPE) teve a oportunidade de realizar uma visita técnica à obra. Fomos recebidos pelo CEO da companhia, Daniel Gomes.
Foi uma experiência incrível e uma chance valiosa para entender a magnitude do projeto e acompanhar de perto sua evolução. Para selar essa parceria, Daniel Gomes também conheceu nossos laboratórios no IIT, reforçando a sinergia entre o projeto e a nossa instituição.
Segundo Daniel Gomes, “Essa conexão é fundamental para o futuro do nosso ecossistema. Ter a Atlantic ao lado do IIT nos permite não apenas construir infraestrutura de ponta, mas também gerar um ambiente de colaboração com a universidade, impulsionando a pesquisa de novas tecnologias para o setor e a formação de talentos que irão moldar o futuro digital de Pernambuco e do Brasil.”
Essa troca de conhecimento e a proximidade com iniciativas de ponta como a da Atlantic Data Centers demonstram o potencial de Pernambuco para se consolidar como um polo de tecnologia e inovação!


